escritório

gru.a (grupo de arquitetos) é um escritório baseado no rio de janeiro que surge em 2012 a partir da parceria entre três arquitetos com distintas formações: caio calafate (puc-rio), pedro varella (fau-ufrj) e sergio garcia-gasco (etsav). nossa atuação se estabelece em diversas escalas e tipos de projeto, dedicando-nos simultaneamente à pesquisa teórica e à prática projetual. Esta característica se reflete em nossa ativa participação no ambiente acadêmico, bem como no rigor da definição dos aspectos construtivos de nossos trabalhos.

entre os projetos desenvolvidos pelo gru.a destacam-se o anexo da casa de rui barbosa (vencedor do concurso nacional realizado pelo iab-rj em 2013) e o projeto de renovação do instituto vital brazil (em colaboração com fábrica arquitetura em 2012). em 2014 recebemos o segundo prêmio no concurso nacional para o mis-pro. em 2015 vencemos o prêmio de arquitetura do instituto tomie othake akzonobel com o projeto cota 10.

caio calafate é arquiteto pela PUC-Rio (2010) e mestre em projeto de arquitetura pela mesma instituição (2015). tem extensão acadêmica na universidade técnica de lisboa. foi editor da revista noz entre 2007 e 2010. sua monografia concorreu ao archiprix 2011, concurso internacional de trabalhos finais de graduação realizado no mit, boston, eua, ocasião em que estagiou em machado&silvetti architects. colabora com fábrica arquitetura desde 2009. atualmente é professor do ied-rj - instituto europeu de design - e do curso de arquitetura e urbanismo da universidade santa úrsula.

pedro varella é arquiteto formado pela fau/ufrj (2011) com extensão acadêmica na escola de arquitetura paris-malaquais e mestre na área de teoria do projeto no pro-arq ufrj. possui formação complementar pela escola de artes visuais do parque lage (eav-rj) onde estudou entre 2007 e 2010. é co-autor do livro rio metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013. trabalhou com a arquiteta carla juaçaba no projeto para o pavilhão humanidade 2012 (rio+20). em 2015 foi vencedor do prêmio de arquitetura do instituto tomie othake akzonobel com o projeto cota 10. atualmente é professor na faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade santa úrsula e no ied-rj - instituto europeu de design.

sergio garcía-gasco lominchar é arquiteto formado pela escola técnica superior de arquitetura de valencia (2007) e mestre na área de teoria do projeto no pro-arq ufrj. completou sua formação na escola de arquitetura de paris-la villette. trabalhou em diversos escritórios em michigan (usa), tunísia, macedônia, valencia e paris. foi professor assistente pela escola técnica superior de arquitetura de valencia (2007-2012) e coordenou as atividades da cátedra blanca de valencia no departamento de projetos da mesma universidade (2006-2012). atualmente é membro do comitê editorial da revista enblanco e professor no ied-rj - instituto europeu de design.

equipe

andré cavendish é arquiteto formado pela fau/ufrj (2015) com extensão acadêmica na escola de arquitetura de paris-val de seine e atualmente cursa mestrado no pro-urb ufrj. possui formação complementar pela escola ensa versailles onde estudou entre 2012 e 2013 pelo programa ciências sem fronteiras com bolsa do cnpq. participou do programa de pesquisa que deu origem ao livro rio metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013. durante sua formação acadêmica trabalhou em escritórios como nwa (paris), lompreta nolte (rj) e embyá paisagens e ecossistemas (rj). colabora com gru.a desde 2014.