projeto de expografia para mostra no museu do amanhã

Projeto de arquitetura para a mostra “Água Pantanal Fogo”, com curadoria de Eder Chiodetto e fotos de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, dois dos mais importantes e premiados fotodocumentaristas brasileiros, que documentaram o Pantanal “como uma forma de dar visibilidade a pulsões de vida e de morte que surgem justapostas entre a época das cheias e a da seca”, nas palavras de Chiodetto.

A exposição ocupa um dos corredores laterais do primeiro pavimento do Museu do Amanhã e responde aos desafios pertinentes às qualidades espaciais do espaço dedicado à mostra, uma linha de 90 metros de extensão por 5m de largura. O desenho do projeto parte da elaboração de uma linha que se desdobra ao longo do espaço e recebe desvios diagonais, ampliando sua superfície. Esta operação cumpre algumas tarefas: criar recintos e desvios no percurso, proteger as fotografias da incidência solar provinda da fachada poente e fazer da estrutura autoportante. Suspensos no espaço por delgadas estruturas metálicas, painéis de MDF acomodam as 90 fotografias de Lalo e Luciano.

endereço museu do amanhã, rio de janeiro
data 2025
curadoria eder chiodetto
expografia grua (pedro varella, caio calafate, igor machado)
exposições mda caetana lara resende, ingrid vidal, julia deccache, julia meira, guilherme venancio, rafael salimena, nathália simonetti, lorena peña
design mda mariana boghosian, mariana solis, alexandre carvalho, anna janot
coordenação Documenta Pantanal mônica guimarães, teresa bracher
produção Documenta Pantanal Cassia Rossini, Isadora falconi
cenotecnia/montagem camuflagem cenografia
fotografias rafael salim