tempo festival

“A praia é o lugar de ócio, de trabalho, de encontros, da sexualidade, da repressão, do sono, do jogo, do sol e de mais. Território da instabilidade, da transformação e da incerteza. Seu solo de areia fina se forma e deforma ao gosto do tempo e em função dos desejos. Uma pessoa ou várias? O cruzamento das pegadas nos confunde, indica múltiplas possibilidades, hipóteses que ocupam o imaginário e desafiam a previsão. Passa o dia, o vento e a maré para que, ao amanhecer, o território se faça disponível novamente, sempre aberto ao que virá. A praia faz pensar sobre o tempo, sobre uma forma de ser e deixar de ser”.

A 9º Edição do TEMPO_FESTIVAL - Festival Internacional de Artes Cênicas Rio de Janeiro - apresenta “a praia e o tempo”, instalação do artista e arquiteto Pedro Varella com performances criadas pela coreógrafa francesa Julie Desprairies. Ambos participam do Programa Residência Artística Cruzada do Instituto Francês do Brasil, que aconteceu em 2018 durante o festival, e tem continuação prevista para 2019 na França.

A instalação “a praia e o tempo” se organiza a partir de duas operações combinadas: demarcar e reposicionar. A primeira consiste na inserção de uma grande estrutura quadrilátera de 31x31m e 50 cm de altura que demarca a área de trabalho ao mesmo tempo em que serve como suporte para o acolhimento do público. A segunda se dá a partir do movimento da matéria existente no local – areia e água – que reposicionadas fazem surgir uma nova paisagem topográfica. Combinadas, as duas operações geram uma cenário que se transforma gradualmente ao longo do TEMPO FESTIVAL.

projeto instalação pedro varella
performance julie desprairies
desenvolvimento de projeto gru.a (grupo de arquitetos) - caio calafate; andré cavendish, júlia carreiro e isadora tebaldi
consultoria estrutura rodrigo afonso
fotografias rafael salim

realização TEMPO_FESTIVAL e instituto francês do brasil
patrocínio Oi - secretaria de estado de cultura do rio de janeiro – governo do rio de janeiro – Lei Estadual de Incentivo à Cultura
apoio secretaria municipal de cultura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro