livro organizado por caio calafate e ana luiza nobre, resultante do ciclo de encontros "Sentidos do Chão". Texto de vários autores.
O ciclo de encontros “Sentidos do chão”, realizado online entre 6 e 28 de maio de 2021, nasceu do desejo de aprender com o chão, considerando a multiplicidade de sentidos que assume e as infinitas possibilidades enraizadas nas suas dobras semânticas com solo/terra/ piso – termos tão implicados um no outro que, em várias línguas, uma só palavra aponta ao mesmo tempo para o chão e o planeta em que vivemos. Alinhado com várias outras iniciativas e estudos recentes, o ciclo buscou atentar para o chão como quem atenta para este corpo planetário que age, reage, vive, morre e guarda memória; matéria heterogênea com propriedades que podem ser afetadas, modeladas e transformadas pela ação antrópica e não-antrópica.
A intenção foi explorar a multivalência de sentidos associados ao chão, seja em termos científicos, seja em termos poéticos e/ou míticos. Contribuir para fortalecer o chão, entendido como condição imprescindível para a existência – e coexistência – na Terra. Inspirar novas ideias, projetos, imagens e pensamentos, modos de preservar, ativar, honrar e cuidar do chão à revelia da sua apropriação progressiva como mercadoria. Especular coletivamente sobre outras possíveis configurações territoriais, práticas, éticas e políticas que possam contribuir para a revisão e ampliação do direito à terra e à cidade e a refundação do mundo em que vivemos com base em alternativas a um projeto colonizante/modernizante orientado para a extinção.
organizadores caio calafate e ana luiza nobre
ano 2022
editora rio books
design gáfico clara meliande e julia sá earp
link para acesso https://www.atlasdochao.org/wp-content/uploads/2021/10/sentidos-do-chao_ebook_final.pdf